Você sabe o que são os Meridianos e a importância da Energia na Acupuntura?



Ao falar de acupuntura, auriculoterapia, acupressão, reflexoterapia ou terapias alternativas similares, todas elas trabalham com os pontos meridianos do corpo. Os meridianos da acupuntura são um conceito central na medicina chinesa, e eles constituem uma das bases da sua aplicação e fundamento de muitas terapias que surgem da sabedoria oriental.

Meridianos de acupuntura, Chamados de TSING pelos chineses, são os trajetos por onde passa o QI (energia), muito usados em acupuntura. Cada órgão tem seu meridiano próprio e em cada meridiano existem vários pontos cutâneos com funções específicas cada um. Quando inserimos uma pequena agulha de acupuntura em um destes pontos ocorre uma estimulação energética desencadeando reações bioquímicas no nosso organismo.

Basicamente, os meridianos do corpo são as linhas de energia que fluem ao longo de todo o nosso corpo. Todos temos doze meridianos, e estes estão divididos em seis em cada metade do corpo. A energia corre livremente por eles, e qualquer interrupção no seu curso pode trazer efeitos indesejáveis.

Os bloqueios de energia geram problemas de saúde de vários tipos, que podem variar de prisão de ventre e dores de cabeça à depressão. A acupuntura e suas terapias associadas procuram liberar estes bloqueios de energia, estimulando determinados pontos meridianos, para que possa promover a boa saúde e fazer que a energia corra livremente pelos canais.

Os meridianos da acupuntura são trabalhados de forma pontual. Por meio da pressão, o trabalho com agulhas trabalham sobre pontos específicos conhecidos pelo terapeuta, os quais permitem abrir os meridianos para que a energia flua sem obstáculos.

A terapia com meridianos é complementar a qualquer outro tipo de terapia alternativa. Sua amplitude lhe permite trabalhar sobre problemas de saúde mental ou de saúde física, e isso faz com que seja possível abrir o aspecto de aplicação. Assim, ele é usado, por exemplo, para parar de fumar, para combater a depressão ou para tratar os sintomas da menopausa, entre muitas outras aplicações que a ciência provou ser eficaz.

Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo. Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influência sobre a emoção relacionada a ele.
A saber:   PULMÃO=TRISTEZA, CORAÇÃO=ALEGRIA, FÍGADO=RAIVA,    
                BAÇO=CONCENTRAÇÃO, RIM=MEDO.
Também existe um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. Na acupuntura o fluxo da energia segue os seguintes sentidos:
  • do tronco para as mãos,
  • das mãos para cabeça,
  • da cabeça para os pés,
  • dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).
Assim, unindo estes dois princípios (a sequência dos meridianos e a ordem nas divisões do corpo), podemos deduzir a seguinte disposição geral dos 12 principais meridianos e uma lustração dos horários em que passa a energia em cada meridiano:
Meridiano
Origem
Destino
Pulmão (P)
tronco
mãos
Intestino Gosso (IG)
mãos
Cabeça
Estômago (E)
cabeça
Pés
Baço/Pâncreas (BP)
pés
Tronco
Coração (C)
tronco
Mãos
Intestino Delgado (ID)
mãos
Cabeça
Bexiga (B)
cabeça
Pés
Rins (R)
pés
Tronco
Pericárdio (PC)
tronco
Mãos
Triplo Aquecedor (TA)
mãos
Cabeça
Vesícula-biliar (VB)
cabeça
Pés
Figado (F)
pés
Tronco

Um comentário:

  1. podemos melhorar a qualidade do sono manipulando meridianos ?

    ResponderExcluir