Acupuntura auxilia no controle do Diabetes


O Diabetes é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente. Com isso, aumenta o nível de glicose no sangue alcançando níveis acima do normal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) listou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de Acupuntura, dentre elas se encontra a diabetes. De acordo com estudo publicado pela OMS o uso da acupuntura em diabéticos apresenta uma redução de 20% nos níveis de glicose no sangue.

No diabetes, a Acupuntura pode auxiliar no controle da glicemia, além de combater fatores que podem contribuir para o aumento da glicose, como: estresse, ansiedade, obesidade, hipertensão, tabagismo, entre outros. 

Períodos de estresse e fortes oscilações no humor podem interferir no comportamento da glicemia e a Acupuntura pode ser uma ferramenta adicional para lidar com essas situações

No ano passado, foi realizada uma revisão bibliográfica por Liang e Koya com o objetivo de avaliar a eficácia da Acupuntura no tratamento da resistência à insulina (RI). Foram analisados 234 artigos no PubMed (banco de dados de publicações médicas) entres os anos de 1979 e 2009. Essas publicações fornecem fortes evidências clínicas em apoio da eficácia da Acupuntura no RI. Vários estudos experimentais têm demonstrado que a Acupuntura pode corrigir vários distúrbios metabólicos, como hiperglicemia, excesso de peso, hiperfagia, hiperlipidemia, inflamação, atividade alterada do sistema nervoso simpático e defeito do sinal de insulina, que contribuem para o desenvolvimento do RI. Além disso, a Acupuntura tem o potencial de melhorar a sensibilidade à insulina. 

Estudos sobre a Acupuntura no campo do diabetes foram publicados na China desde o início dos anos 1950, sendo que os pacientes diabéticos tratados com Acupuntura apresentaram melhora nas manifestações clínicas, bem como redução de açúcar no sangue em jejum e melhoria no teste de tolerância oral à glicose. 

Outros estudos indicam que a Acupuntura melhorou tanto a hiperglicemia como a RI. A Acupuntura tem sido usada também no tratamento da neuropatia diabética, gastroparesia e bexiga disfunção neural.

Por ser um tratamento que apresenta também uma natureza preventiva, a Acupuntura aumenta determinantemente a resistência do organismo, fortalecendo a sua capacidade intrínseca de se defender das doenças. As observações clínicas e os experimentos científicos confirmam que esse tratamento regula e melhora as funções imunológicas, fortalecendo seu poder de se defender contra qualquer doença. Essa sua particularidade de prevenir doenças a torna de grande valia para a saúde em geral, por diminuir muito o número de doentes e, conseqüentemente os gastos individuais e públicos com a saúde, nos países onde o método é praticado.

Na concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio. A Acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

É importante lembrar que a acupuntura sozinha não é suficiente no tratamento do diabetes, e sempre insiste que seus pacientes sigam uma dieta adequada e outros tratamentos médicos complementares e convencionais.

“A mente é como vento e o corpo como areia. Se você deseja conhecer o vento, observe o movimento da areia”.

Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM (Tensão Pré Menstrual)

Depressão, irritabilidade, choro, propensão à crise de raiva, edemas, insônia, distensão do abdome e mamas. Estes são apenas alguns dos sintomas típicos da tensão pré-menstrual, a tão famosa TPM que, segundo estimativas, visita, todos os meses, 80% das mulheres - e quem estiver por perto delas.

Muito já se falou sobre o tema e as principais perguntas continuam as mesmas: como controlar esses efeitos da natureza? Sabemos que a menstruação e a sua complexidade fornecem sinais claros do que está acontecendo no corpo feminino. E aqui está a segunda questão: o tratamento deve focar os alívio dos sintomas ou o desequilíbrio como um todo.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma visão peculiar sobre esse assunto. Nela, investigam-se desde a cor e a quantidade de sangue menstrual, até a presença de coágulos e cólicas, edemas e o início deles; se há cansaço, dor lombar, distensão e dor nas mamas.

Verifica-se também se a mulher sofre de cefaléia, se ela ocorre antes, durante ou depois da menstruação e em que região da cabeça. Sinais que ajudam a individualizar o tratamento e a buscar uma abordagem sistêmica, holística, e não apenas o alívio momentâneo.

É muito comum ouvir pacientes dizerem que iniciam o uso de diuréticos antes do período pré-menstrual para evitar os edemas ou, então, que usam calmantes e antidepressivos "para poder agüentar, mais uma vez, tanto desconforto emocional". Atualmente, vê-se posturas ainda mais radicais, como a suspensão total da menstruação quando os medicamentos não surtem os efeitos desejados.

Tais medidas, além de não atuarem no "X" da questão, são, a longo prazo – segundo a visão da MTC -, extremamente prejudicial à fisiologia reprodutora da mulher. Cada vez mais, ela desenvolve nódulos, cistos e miomas que possuem, na sua etiologia, alterações no fluxo menstrual e disfunções de humor causadas por emoções reprimidas.

Por outro lado, há uma tendência geral de se achar normal tanto desconforto, uma vez que é comum a várias mulheres. É importante lembrar que esse "paradigma" não é verdadeiro. A menstruação é uma forma fisiológica que o corpo possui de se livrar de algo que não foi usado (o endométrio). Sabemos que o organismo feminino se mobiliza para gerar uma criança cerca de 400 vezes durante a vida: a taxa de hormônios sobe, ocorre a ovulação e o útero fica pronto para receber o óvulo fecundado. Se a fecundação não acontece, os índices hormonais caem de repente podendo gerar a síndrome da TPM.

É quando a mulher pode passar por uma fase de grande tensão emocional e desenvolver alguns sintomas da Tensão, mas isso não quer dizer que eles estarão sempre presentes no período menstrual. Porém, aquela que frequentemente sofre com alguns ou todos esses sintomas apresenta indícios de um quadro crônico de estagnação energética. 

No entendimento da MTC, o fígado é o responsável por assegurar o suave fluxo energético para toda a máquina humana. O desequilíbrio no qi – como chineses denominam a chamada energia sutil, também conhecida por prana, pelos indianos - do fígado ocasiona os sintomas desagradáveis ligados à pré-menstruação. A raiva, a frustração e a mágoa, sentimentos freqüentes em quem se encontra nesta situação -, podem, a longo prazo, aumentar a estagnação energética neste órgão e gerar vários outros sintomas.

O tratamento pela acupuntura apresenta bons resultados logo após o primeiro mês, porque minimiza consideravelmente os inconvenientes da TPM através do restabelecimento da circulação energética. Os benefícios mais relatados, são: maior qualidade do sono, mais disposição ao acordar, menores variação do humor e labilidade emocional, dor e edemas. Essa técnica milenar ajuda, ainda, a evitar o retorno dos sintomas, já que atuação também se dá em pontos que impedem a energia de se estagnar novamente.

É importante ressaltar que, como em qualquer tratamento, deve haver uma continuidade e freqüência regulares nos primeiros meses, para, posteriormente, espaçar-se cada vez mais as sessões de acupuntura. A auriculoterapia, na qual se coloca sementes de mostarda em pontos localizados na orelha, também é de grande valia.

Não podemos deixar passar a informação de que a alimentação é um outro fator importante. O consumo excessivo de laticínios e alimentos gordurosos, também pode desencadear as crises de TPM. Assim como a auriculoterapia, medidas como uma boa orientação alimentar, prática de exercícios físicos adequados e a indicação de terapêuticas coadjuvantes, como florais de Bach e aplicação de Reiki, contribuem para o reequilíbrio energético e, consequentemente, para o controle da TPM.

Acupuntura ajuda a controlar a Ansiedade

Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.

Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou frequência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade.

Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, o termo ansiedade está de certa forma interligado com o a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha, acredita-se que de certa forma, alguma palavra dita no seu passado por alguém, uma ofensa, um comentário, uma atitude negativa em relação a pessoa que sofre desse mal, pode ser a causa principal do surgimento desses sintomas. É necessário então que a pessoa encontre um meio de superação e continue vivendo, tendo a certeza, que as coisas ruins vividas no passado servirão apenas de crescimento e amadurecimento futuro.

A atividade física está associada à redução de estados de ansiedade.

As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas (veja a lista abaixo). Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autônomo, que controla o "reflexo ataque-fuga". Outros são " somatizações", ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas físicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular. Cerca de metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito.

Sintomas:

Fadiga; insônia; falta de ar ou sensação de sufoco; picadas nas mãos e nos pés; confusão; instabilidade ou sensação de desmaio; dores no peito e palpitações; afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas; boca seca; contrações ou tremores incontroláveis; tensão muscular, dores; necessidade urgente de defecar ou urinar; dificuldade em engolir; sensação de ter um "nó" na garganta; dificuldades para relaxar; dificuldades para dormir.

A acupuntura trata tentando harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças.

O tratamento com a acupuntura se dá na inserção de agulhas nos meridianos específicos do corpo. Os pontos são escolhidos e estimulam o fluxo livre de “chi” (energia) que por sua vez reduz os sintomas de ansiedade. A sessão dura em torno de 30 minutos e recomenda-se uma sessão por semana durante três meses e após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle.

Acupuntura X Obesidade



A acupuntura pode auxiliar de forma importante o emagrecimento. Mas, não podemos esquecer de que é muito importante estar de mente aberta e aceitar que precisamos mudar a alimentação pra sempre. A reeducação alimentar é eterna.  

A acupuntura promove uma sensação de bem-estar, melhora a digestão, reduz a ansiedade e a compulsão alimentar, aumenta a força de vontade, além de atuar no emocional e no psicológico do paciente, ajudando no emagrecimento. Além dos pontos utilizados para fazer a energia circular, podemos selecionar outros pontos para o tratamento da obesidade. 

A acupuntura atinge o obeso em regiões estratégicas.  

Veja abaixo onde a acupuntura atua no organismo quebrando o ciclo do aumento de peso.


* Apetite - A acupuntura regula " a vontade de comer " do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.

 * Eliminação - A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.

 * Compulsão alimentar - A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.

* Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.

 * Auto-estima - A visão imaginária que o gordo faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
Dessa forma, fortalecer o que chamamos de "eu interior" do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.

* Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar que também não vai valer a pena.
O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta.

Junto a acupuntura faço também auriculoterapia... 
A auriculoterapia é indicada para obesidade, controle da ansiedade, perda de peso, diabetes, TPM, estresse e tendinite, entre outros problemas.