Acupuntura na Hipertensão ou Pressão Alta

Todo mundo tem pressão arterial, ela é a responsável por fazer o sangue levar os nutrientes e o oxigênio para todo o corpo, garantindo a vida das nossas células. A pressão alta ou hipertensão é quando a pressão arterial ultrapassa um valor determinado (14x9) sobrecarregando o coração, veias e artérias.

Quando medimos a pressão os valores nos são passados de esta forma: 12x8; 14x9. O que significa isso? O primeiro número é o valor da pressão sistólica (máxima) e o segundo da diastólica (mínima). De acordo com vários estudos os médicos quando os valores ultrapassam 14x9 a pressão se torna prejudicial para nossa saúde, pois o valor normal de pressão deveria ser 12x8.

A hipertensão é uma doença crônica, não tem cura. Porém, é possível controlá-la, mantendo uma vida com qualidade, só realizando algumas mudanças de hábitos. Também é uma doença assintomática, você não sente nada. Mais ela vai fazendo estragos no seu coração, artérias e veias.

Alimentação: A alimentação é um dos principais cuidados que uma pessoa hipertensa deve tomar. Como a hipertensão facilita o surgimento de doenças ateroscleróticas (infarto cardíaco, por exemplo), é importante restringir alimentos com muita gordura, como pele de galinha, toicinho, bacon, etc. Procure se alimentar de alimentos mais saudáveis, como verduras, legumes, frutas e carnes magras.
Além disso, o excesso de sal no organismo propicia um acúmulo de líquidos nos vasos (artérias e veias). Quando temos muito líquido em um vaso, a pressão dentro dele aumenta. Por isso, utilize pouco sal na comida e prefira temperos naturais, como cebola, alho, limão, etc.

Obesidade: O excesso de peso é um importante fator predisponente à hipertensão. Portanto, o controle do peso é uma das atitudes mais corretas que alguém pode fazer pela sua saúde. Um bom parâmetro para o peso é o Índice de Massa Corporal (IMC). Procure manter o seu peso entre um IMC de 20 e 25.

Álcool: O álcool ingerido em excesso também atua no aparecimento ou piora da pressão alta. Portanto, seu consumo deve ser levado a níveis mínimos ou simplesmente abolido. Entende-se por "níveis mínimos" apenas uma unidade por dia de bebidas destiladas (uísque, vodca, cachaça), ou um copo de vinho, ou dois copos de cerveja.  Nunca ultrapasse esses limites. Se houver dificuldades quanto a isso, procure a ajuda de um médico ou outros grupos e profissionais preparados.

Tabagismo: O cigarro provoca aumento da pressão através da nicotina. Além da hipertensão, ele também é um dos grandes fatores de risco para o o infarto, o derrame cerebral, câncer de pulmão e muitas outras doenças. Se você fuma, sendo hipertenso ou não, pare agora!! Se você precisa de ajuda ou mais informação.

Estresse e Atividade Física: Uma das principais atitudes que a pessoa com hipertensão deve ter é buscar com vontade uma verdadeira mudança de estilo de vida, de forma a levar um dia-a-dia mais saudável. Além do que foi dito acima, isso inclui também fazer exercícios regulares, de preferência diários. Caminhar, andar de bicicleta, nadar e muitos outros exercícios aeróbios são muito importantes para uma vida saudável. Prefira exercícios dinâmicos e evite musculação, levantamento de peso e outras atividades desse tipo.
Se você leva uma vida estressada, procure eliminar as fontes de estresse. Isso muitas vezes requer uma alteração profunda da rotina e do estilo de vida, mas lembre-se de que é a sua vida que está em jogo.


ACUPUNTURA NA HIPERTENSÃO

A acupuntura tem ação efetiva no tratamento da hipertensão, não apenas resolvendo os sintomas associados, mas equilibrando a pressão arterial nos patamares da normalidade. Logo nas primeiras sessões, o paciente experimenta a sensação de bem estar, resultante da diminuição da pressão. O que pode ser comprovado medindo-se a pressão antes e após a sessão de acupuntura. O paciente nota que sua pressão melhorou,  porém sempre deixo claro que a pressão subirá no dia seguinte ou, em alguns casos, no mesmo dia. Isto ocorre no início do tratamento, com a continuidade, a pressão ideal se conservará por mais tempo, até alcançar o valor ideal e ficar nesse nível alguns precisam de dois meses de tratamento, outros de muito mais tempo. Esta diferença deve-se a individualidade pessoal e de quanto tempo o paciente está com a doença. Felizmente, mesmo os pacientes que precisarão de muitos meses de tratamento, já sentem melhora logo após a primeira sessão e podem verificar a diminuição instantânea da sua pressão.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Experimente sem compromisso nosso sistemas AURICULAR 3D para controle de pacientesÉ RÁPIDO E FÁCIL
    -mapa (modelos) em 3D dos pontos
    -Conbinação dos pontos
    -Controle de pacientes


    1 - Entrar com o link na barra de endereço do seu Navegador
    http://www.4shared.com/file/AGBKMwp8/AURICULAR3Da.html

    2 - Clicar Sobre o Botão azul "DOWNLOAD NOW"

    3 - Em Login:
    usuário = cliente3dsistemas@hotmail.com
    senha = 3dsistemas

    4 - Clicar Sobre o Botão azul "DOWNLOAD NOW"

    5 - clique em FREE DOWNLOAD e Aguarde a contagem regressiva 20 segundos

    6 - Clicar Sobre o texto azul "Download File now"

    Grato
    NELSON SANTOS
    tresdsistemas@hotmail.com

    ResponderExcluir