Conheça Algumas Doenças na Visão da Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência da estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que ao serem punturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

GASTRITE
Na MTC, a gastrite aguda ou crônica, com ou sem úlcera é devido ao Qi e Yang do Baço e Estômago vazio, um desmoronamento do Zhong Qi, o frio e a umidade no Estômago dilatam o abdômem com dor ardente e também há a estagnação de alimentos por não haver fluidez do Qi do meridiano do Estômago.
Tratamento: Enriquecer o Qi do Baço e do Estômago, dissipar o frio e a umidade, também a estagnação de alimentos por enriquecer o Yang do Zhong Qi.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Na MTC é a falta de harmonia das energias digestivas e de absorção do Jing Qi adquirido. Falta de tonificação do Qi e do Sangue. Regular os nutrientes que circulam com o sangue e os Jin Ye. Não há produção de Ying Qi e a circulação do Yuan Qi fica comprometida. Falta de tonificação dos Rins e drenagem da Mucosidade e do Calor. Se o Qi do Fígado não se harmonizar com o Sangue, a pressão arterial sofre queda. Há falta de Sangue estocado no Fígado.
Tratamento: Harmonizar o Wei Qi com Jing Qi adquirido por tonificar o Baço e o Estômago. Tonificar o Sangue e os Líquidos orgânicos. Drenar o Calor e a Mucosidade.

NEFRITE E PIELONEFRITE:  Deve-se lembrar que os Rins armazenam o Jing inato e o Jing da alimentação. O desequilíbrio de ambos pode produzir doenças renais. Tudo começa com a deficiência do Qi do Rim diminuindo a qualidade do Jing inato e o mau armazenamento do Jing adquirido. O Yin dos Rins decai atacando o Yang do Fígado e do Coração que causa estase sanguínea e bloqueios com estagnação do Sangue (Xue) e inflamação no Aquecedor Médio e no Aquecedor Inferior. Também o Rim transforma e excreta os Jin Ye. Se o Rim não puder mais eliminar os fluídos corpóreos, eles irão estagnar is Wei Qi com falta de Jin e isso pode levar a inflamações e insuficiência do Rim.
Tratamento: Fortalecer o Qi Renal. Produzir Yin no Rim. Transformar o Jin Ye facilitando assim sua excreção.

IMPOTÊNCIA:                          Na MTC é a deficiência do Qi do Baço e falta de Yang dos Rins e Baço, o Qi penetra no pênis e testículos, ou na mulher com a frigidez sexual, o Qi não aquece o útero e os ovários. O Calor abandona o baixo ventre. O tratamento abaixo vale para a falta de espermatozóides também, anovulação, orquite (inflamação no testículo), epididimite (inflamação no epidídimo, que é o duto de drenagem do testículo) e ejaculação precoce.
Tratamento: Aumentar o Calor Yang no baixo ventre através de moxaterapia e tonificar o Qi do Baço e o Yang do Rim.

OVÁRIOS POLICÍSTICOS:           Na MTC, a Síndrome dos Ovários Policísticos também fazem parte da massa abdominal (Ji Ju). A citação m ais antiga do Ling Shu sobre cistos nos ovários é: O Frio externo ganha a luta contra o Wei Qi, penetra no baixo ventre e causa estase de Sangue. Geralmente é associado ao Shen decaído com o estresse e a tristeza no período menstrual levando à estagnação de Qi e de Sangue. deficiência do Qi do Baço e acúmulo de Umidade-Mucosidade. Também pode ter seu início quando o Yang do Rim enfraquece seu transporte dos líquidos orgânicos por um longo tempo. Daí, a transformação e transporte de líquido para o Aquecedor Inferior falha e torna-se Umidade-Mucosidade.
Tratamento: Tonificar o Yang Renal. Dissolver Mucosidade e melhorar a transformação e o transporte dos líquidos orgânicos. Dissipar estase sanguínea e harmonizar o Jing Qi adquirido.

ANEMIA:                                         Para a MTC, anemia é a perda da função energética do Baço de transformar a energia nutritiva chamada de Gu Qi que o Estômago digeriu dos alimentos. Isso causa hipoatividade do Baço que por sua vez forma um Sangue (Xue) sem energia. Portando, é devido ao Vazio de Qi do Baço e do Estômago que as funções de transformação, descida e subida dos ardores dos alimentos e a difusão do mais puro Jing são incompletas e o Sangue não pode receber energia suficiente para ser formado com o Jing da medula.
Tratamento: Fortalecer o Qi do Baço e Estômago, Aumentar a produção dos ardores do Jing da alimentação e fortalecer a subida do Jin Ye para a difusão do Zong Qi.

SURDEZ / ZUMBIDOS:
Na MTC, uma subida demasiada do Yang Hepático causa Umidade que obstruem os orifícios superiores, no caso do ouvido também acometido de Vazio de Yin do Rim, sofre a invasão do Vento-Frio externo que causa desde zumbidos como surdez aguda e crônica. 
Tratamento: Dissipar Umidade-Mucosidade e Vento-Frio. Aumentar o Yin Renan. Retardar a subida do Yang do Gan.

ACNE:                                               A Acne é uma inflamação causada pela alteração nos níveis do hormônio masculino (testosterona) circulante no sangue de homens e mulheres e que atinge os poros, obstruídos por células mortas cada vez mais viscosas, aumentando a oleosidade. Na MTC, só é possível ter uma manifestação grave de acne se o Qi do Pulmão está debilitado diminuindo o aquecimento da pele e a proteção que o Wei Qi faz contra as bactérias.
Tratamento: Melhorar e tonificar o Qi do Pulmão. Aquecer a superfície com Yang Qi e produzir Wei Qi.