Conhecendo a Acupuntura, Auriculoterapia e a Reflexologia

O que é a Acupuntura?

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, denominados “meridianos” ( canais de energia, onde se localiza “pontos “ que deverão ser estimulados tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano ). 
Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão). 
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. 
Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, dentre outros. 

Como é uma sessão de acupuntura?

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool a 75º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas aproximadamente em 30 minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. As sessões posteriores são aproximadamente iguais.Os benefícios são tão grandes e o alívio e bem estar que o tratamento promove tão reparadores, que as pessoas acabam por desfazerem o preconceito e gostam (até dormem), nas sessões.


Auriculoterapia

Uma das variações da acupuntura tradicional é a chamada auriculoterapia ou terapia auricular.
É um método de diagnóstico e tratamento baseado no estímulo de pontos existentes no pavilhão auricular, através de agulhas, sementes, esferas de ouro, prata e cristal; e fundamentado também na Medicina Tradicional Chinesa.
Cada zona do corpo humano tem pontos que se refletem no pavilhão auditivo, mas estes só se manifestam nas pessoas doentes, isto é, apenas quando uma zona do corpo perde o seu equilíbrio é que se detectam pontos alterados na orelha. Esta característica faz com que a auriculoterapia sirva, em primeiro lugar, como método de diagnóstico.


Reflexologia Podal

A reflexologia é uma terapia que consiste em massagear, estimular e pressionar pontos, nas zonas onde os nossos órgãos se encontram refletidos, proporcionando, a quem a recebe, não só um efeito de relaxamento profundo, mas também o alívio de sintomas ou a eliminação da causa de uma doença. Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde. Trata à distância os órgãos visados, estimulando zonas do corpo onde os órgãos se encontram refletidos, de
modo a repor o equilíbrio corporal e a estimular o poder de auto-cura do organismo.
玛西娅

Acupuntura X Enxaqueca



A enxaqueca é uma doença bastante comum na população geral.  São acometidas aproximadamente 20% das mulheres e 10% dos homens, mas em determinadas faixas etárias, principalmente na fase mais produtiva, entre 30 e 50 anos, pode acometer ate cerca de 30% das mulheres. Em estudo epidemiológico feito recentemente no Brasil foi detectada a prevalência de 15,2% de enxaqueca no Brasil.     
A acupuntura pode oferecer alívio poderosos sem os efeitos colaterais que a prescrição dos medicamentos de venda livre pode causar. Acupuntura chinesa tem sido usada para aliviar dores de cabeça e enxaqueca, bem como as suas causas subjacentes, há milhares de anos e é uma forma amplamente aceita de tratamento para dores de cabeça na nossa sociedade. 

Medicina Tradicional Chinesa não reconhece enxaquecas e dores de cabeça recorrentes como uma síndrome particular. Em vez disso, ela pretende tratar os sintomas específicos que são únicos para cada indivíduo, usando uma variedade de técnicas, como acupuntura, fitoterapia chinesa, massagem tui-na, e exercícios para restaurar os desequilíbrios energéticos encontrados no corpo. 

O fundamento básico para a medicina oriental é que existe uma energia vital que flui através do corpo, que é chamado de Qi (tchi pronunciado). Essa energia flui através do corpo em canais conhecidos como meridianos que ligam todos os nossos principais órgãos. Segundo a teoria médica chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos de acupuntura fica desequilibrada é a estimulação de pontos específicos localizados perto ou na superfície da pele, que têm a capacidade de alterar a bioquímica e várias condições fisiológicas, a fim de alcançar o efeito desejado.

Ativando um circuito denominado sistema supressão da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente).

Promovendo  a  liberação de  endorfinas  (substâncias semelhantes  à  morfina,  fabricadas  nos  neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar).

Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior.

Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.

O efeito  da  acupuntura  numa  crise de  enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!

A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las!

Os pontos de acupuntura para tratar dores de cabeça estão localizados em todo o corpo. Durante o tratamento com acupuntura, pequenas agulhas serão colocadas ao longo do corpo.  
玛西娅

Estética Facial & Corporal


A acupuntura deixou de ser vista apenas como uma técnica para tratamento de doenças e alivio de dores, invadiu as clínicas de estética e tem mostrado bons resultados nos procedimentos de beleza. É a acupuntura estética, uma alternativa eficaz, praticamente indolor e ainda livre os efeitos colaterais dos tratamentos estéticos convencionais, que geralmente causam vermelhidão, descamação da pele, necessitam de cuidados para cicatrização e impedem a exposição ao sol.

O tratamento com acupuntura estética é indicado para melhorar casos de acne, rugas, olheiras, flacidez, celulite, gordura localizada, manchas e cicatrizes. O procedimento é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura tradicionais. Os pontos de energia do corpo que não estão em harmonia são estimulados com agulhas ou com laser. O laser ajuda também na reconstituição de tecidos danificados.

Além de não precisar de um tempo de recuperação, a diferença entre a acupuntura estética e os demais tratamentos de beleza é que ela considera o paciente como um todo, já que os problemas estéticos normalmente têm ligação com algum desequilíbrio nos órgãos internos.
Na avaliação serão identificados os desequilíbrios e em conseqüência desta avaliação, reequilibramos com a utilização de agulhas nos pontos que têm esta função.
Além disso, são colocadas agulhas nas rugas/marcas de expressão, com objetivo de estimular o QI (energia vital), sangue e colágeno local que propicia o estímulo para diminuição das rugas.
 A textura da pele melhora como um todo e os efeitos são sentidos de forma rápida segura e duradoura, visto que, a melhora vem de dentro para fora.
A acupuntura age também, harmonizando a musculatura, provocando a renovação e retorno da elasticidade da pele.
 Menos invasiva e menos traumática, acupuntura estética se mostra eficaz, pode ser uma alternativa aos tratamentos convencionais e ainda se mostra mais duradoura, já que estimula o próprio organismo a produzir os elementos necessários para a recuperação das células que fazem o preenchimento das marcas de expressão/rugas.
 A celulite, por exemplo, pode indicar problemas com a energia do fígado e as rugas podem ser sinal de desarmonia dos músculos da face. O tratamento da energia traz benefícios internos e com isso, resultados aparentes.
玛西娅