Conheça mais sobre a moxabustão

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.
Terminologia
A palavra "moxa" vem do Japonês mogusa (艾) (o u não é pronunciado com força).Yomogi (蓬) é outra palavra que designa esta técnica no Japão.
Em chinês é utilizado o mesmo ideograma (艾), que em chinês se pronuncia ài. Também é utilizado o têrmo àiróng (艾絨), que significa "veludo de ài".
O ideograma chinês para moxabustão compõe metade da palavra chinesa zhēnjiǔ, ou japonesa "shinkyu" (針灸), que é geralmente traduzida como "acupuntura" no ocidente.
O preparo da erva
As folhas da artemísia são lavadas, secadas, trituradas e peneiradas, até transformarem-se em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a moxa. Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são bastão e cone.
Propriedades terapêuticas
A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.
Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva.
A depleção do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarreia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urina límpida e abundante.
A umidade predomina no final do verão, época de chuvas, torna-se susceptível aos seus efeitos patogênicos com o uso de roupas molhadas e/ou residência em locais úmidos, ou mesmo contatos frequentes (ocupacionais) com a água. Se caracteriza por indolência e estagnação além de sintomas como tontura, cansaço, opressão no peito e epigástrio, náusea, vômitos, viscosidade e sabor adocicados na boca. Doenças de pele, abcessos, úlceras gotosas, leucorréia de fluxo abundante são manifestações de seu poder patogênico. Como foi dito, pode se combinar com o frio ou calor.
No ocidente os efeitos da temperatura no corpo humano forma bastante estudados durante o final do século XIX e início do século XX consolidando-se no que é conhecido como hidroterapia ou termalismo. Atualmente o tratamento com aplicação de calor (termoterapia) é administrado (geralmente com lâmpadas infravermelhas) por fisioterapeutas, embora ainda se utilize saunas de vapor e banhos quentes. O Ofurô apesar de amplamente utilizado no Japão, aparentemente, não integra o elenco das práticas médicas tradicionais da Ásia.
Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da moxabustão e acupuntura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a moxabustão em todos os pontos de acupuntura. Kikuchi, em sua prática e seu livro sobre o tema, selecionou 78 pontos (tsubo em japonês) com indicação clínica e resultados empíricos de eficácia.
Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular (elevação), circulatório (vaso-dilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação). Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e atividade.
Aplicação
Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.
O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva diretamente sobre pele (neste caso pode causar pequenas marcas de queimadura).
A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


Dermatologistas usam Acupuntura para o tratar olheiras em pacientes


As causas das olheiras vão muito além do que dormir mal. Homens e mulheres são vítimas desse problema, que pode ser genético.
Segundo os dermatologistas quem tem predisposição genética a olheiras pode agravar o quadro com a insônia e o envelhecimento.
A pele mais escura embaixo dos olhos acontece, pois a pele próxima aos olhos é mais fina que a do resto do corpo. Os vasos sanguíneos ficam mais expostos a melanina, substância que dá pigmentação a pele, dando uma tonalidade mais escura na região.
Os dermatologistas afirmam que o problema das olheiras não tem cura, mas alguns tratamentos podem amenizar os impactos e diminuir a intensidade das manchas. A acupuntura pode ser uma ótima solução. Após dez seções os resultados já começam a aparecer.
As agulhas são colocadas em pontos específicos, localizados nos pés e no rosto. Esses pontos estão ligados com o fígado e estômago, fortalecendo-os e deixando a pele com aparência mais saudável.

Acupuntura aumenta a imunidade no tratamento contra asma em época de clima seco


Nesses dias de baixa umidade do ar quem tem problemas respiratórios, como a asma, acaba sofrendo ainda mais nesta época do ano.
A asma é uma doença que prejudica o sistema respiratório e é crônica. Entre as formas de tratamentos mais comuns estão o uso de medicamentos e cuidados com o ambiente.
A MTC, Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura, é muito eficaz no auxílio do tratamento dessa enfermidade.
Segundo pesquisadores, a acupuntura ajuda não só no tratamento da asma, mas em todas as formas de desordens físicas e mentais, como ansiedade e dores no corpo, até problemas respiratórios. No tratamento da Asma, além de equilibrar a energia corporal, a acupuntura também auxilia no aumentando da imunidade do paciente.
A acupuntura tem como função de ajudar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida, tratando o individuo de forma geral.

A Acupuntura na proteção e tratamento contra a Dengue


A acupuntura é considerada também um método que estimula o organismo a fortalecer a função natural de reação contra as doenças, aumentando a resistência corporal e melhorando o sistema imunológico. Nesse sentido, a Medicina Chinesa tem a função preventiva contra doenças evitando o aparecimento das mesmas e equilibrando o organismo.
Fortalecer o estômago e o baço, que são consideradas raízes do qi - energia que abastece o corpo, a mente e o espírito e é essencial para a saúde – é uma das medidas mais importantes para deixar o sistema imunológico mais forte, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Em relação à dengue, assim como em outras doenças, a acupuntura é considerada mais uma forma de prevenção, juntamente com as formas higiênicas e epidemiológicas.
Quando aplicada em tratamento contra a dengue, a acupuntura pode abaixar a temperatura corporal. Nos sintomas de esgotamento e febre é aplicado moxa e/ou agulhas em pontos específicos. Existem pontos também para diarréias ou hemorragias, e para o aumento do número de plaquetas,  ativando assim  todo o sistema imunológico.
No tratamento, segundo a Medicina Chinesa, a alimentação também é muito importante. Deve-se fortalecer a energia dos rins com alimentação a base de arroz integral ou negro, algas, sementes e castanhas.

Saiba mais informações sobre a Medicina Chinesa e Acupuntura acessando nosso centro de informações clicando em:

www.acupunturista.net/learning/