Acupuntura alívia a Labirintite


O que é labirintite

A labirintite é uma desordem do equilíbrio geralmente seguinte a uma infecção no trato respiratório superior. Como o nome sugere, a labirintite é um processo inflamatório que afeta os labirintos, os quais abrigam o sistema vestibular no ouvido interno.

Sintomas da labirintite

Labirintite causa vertigem, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda de audição no ouvido infectado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.     
  
Na Medicina Chinesa a tontura é denominada Xuan Hun. Xuan significa “visão borrada” e Hun quer dizer “tontura”. O paciente pode sentir desde uma simples tontura, associada a uma mudança de postura, até uma tontura severa com perda de equilíbrio e sensação de tudo girar. Existem relatos de confusão e obscurecimento, bem como sensação de peso na cabeça como se estivesse cheia de algodão e dificuldades no raciocínio.

No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado. Diz-se que o Vento-úmido causa a tontura e penetra o Fígado. Na Alopatia trata-se de distúrbios inflamatórios no ouvido interno, nobre região responsável pelo nosso equilíbrio.

Quaisquer sentimentos que afetem energeticamente o Fígado podem gerar a labirintite. Destacam-se a raiva, frustração, ressentimento e mágoas. O excesso de trabalho e atividade sexual desgasta os Rins e consequentemente o Fígado, gerando tontura. O consumo excessivo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no baço, deflagrando o quadro.

A labirintite deve ser diagnosticada e tratada primeiramente pelo otorrinolaringologista. A Acupuntura atua de maneira complementar e eficiente no alívio da sintomatologia aguda, bem como nos casos crônicos. O paciente deve seguir orientações da vida diária, eliminando os fatores agravantes (alimentação e estilo de vida). Não há contra-indicações para o tratamento, que deve ser realizado na freqüência de uma a três sessões semanais.