Acupuntura no tratamento da Prostatite



Por prostatite entende-se uma inflamação, crônica ou aguda, da próstata.

A prostatite crônica é uma afecção que acomete de 10% a 14% dos homens de todas as idades e raças. É possível que 50% dos homens desenvolverão sintomas de prostatite em algum momento de suas vidas. Como se desenvolve ou se adquire?

A prostatite ocorre devido a vários fatores: migração de bactérias através da uretra em direção à próstata, deficiências da atividade antibacteriana da secreção prostática (a falta de zinco na secreção é freqüentemente apontada), falta de anticorpos locais e sistêmicos. Cada paciente pode apresentar preponderância de um ou de mais fatores.

A bactéria mais comum encontrada em prostatites infecciosas é a Escherichia coli (80%) a qual também é a mais encontrada em infecções do aparelho urinário.

Outros organismos são os bastonetes geram negativos e enterococos (germes encontrados no trato intestinal).

Microorganismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis também são responsáveis por prostatites, principalmente, prostatite aguda.O gonococo foi no passado importante agente etiológico de prostatites. Os antibióticos mudaram este cenário.

A prostatite aguda é caracterizada por hematúria e dor perineal que pode irradiar para as costas, anca, coxa e testículos, aumento da frequência urinária e disúria (dor a urinar).

A prostatite crônica é caracterizada por dificuldade em urinar, urina que sai em gotas, impotência, emissão seminal noturna, sensação de queimadura durante a micção. Pode ser uma infecção secundária à prostatite aguda.

A prostatodinia seria uma situação na qual os sintomas se assemelham à prostatite, entretanto nenhum agente infeccioso é encontrado, ficando entre suas causas desde espasmos da musculatura perineal até estresse emocional. Atualmente , a tendência atual é de se chamar estes casos de síndrome dolorosa pélvica, de origem inflamatória ou não. Outro tipo de prostatite é a encontrada  material de biópsia, sendo assintomáticas.

O toque retal pode ser útil para se verificar a existência de uma próstata aumentada e sensível ao toque ou mais dura e diminuída. A superfície pode ser regular ou irregular ao toque.

O tratamento ocidental convencional inclui o uso de antibiótico, repouso e ingestão de bastante líquido. 

Diagnóstico de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa

Na medicina chinesa, o tratamento para esse problema, que corresponde ao padrão do aquecimento lento do aquecedor inferior, é o mesmo das infecções agudas do trato urinário: Ba Zheng San.


Em MTC a prostatite crônica pode classificar-se em Jing Zhuo (esperma túrbido) ou Lao Lin (estrangúria induzida por esforço). Regra geral após micção existe libertação de líquido espesso e pegajoso da uretra. Apresenta uma dor tipo moinha ou distensão no períneo e/ou reto, impotência e dor durante a ejaculação.

A inflamação na próstata é devido  quando o Yin do Rim se deprime o Yang não pode ser mais enviado. O Qi estagnado dos Rins então produz Umidade-Calor e estase sanguínea que percorre o Ren Mai e o Chong Mai causando P1 (massas) e estagnação de Umidade-Mucosidade, segundo MTC.

O tratamento será dissipar a Umidade-Calor. Corrigir o Qi renal e fortalecer o sangue para eliminar a Mucosidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário