Acupuntura no tratamento da Prostatite



Por prostatite entende-se uma inflamação, crônica ou aguda, da próstata.

A prostatite crônica é uma afecção que acomete de 10% a 14% dos homens de todas as idades e raças. É possível que 50% dos homens desenvolverão sintomas de prostatite em algum momento de suas vidas. Como se desenvolve ou se adquire?

A prostatite ocorre devido a vários fatores: migração de bactérias através da uretra em direção à próstata, deficiências da atividade antibacteriana da secreção prostática (a falta de zinco na secreção é freqüentemente apontada), falta de anticorpos locais e sistêmicos. Cada paciente pode apresentar preponderância de um ou de mais fatores.

A bactéria mais comum encontrada em prostatites infecciosas é a Escherichia coli (80%) a qual também é a mais encontrada em infecções do aparelho urinário.

Outros organismos são os bastonetes geram negativos e enterococos (germes encontrados no trato intestinal).

Microorganismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis também são responsáveis por prostatites, principalmente, prostatite aguda.O gonococo foi no passado importante agente etiológico de prostatites. Os antibióticos mudaram este cenário.

A prostatite aguda é caracterizada por hematúria e dor perineal que pode irradiar para as costas, anca, coxa e testículos, aumento da frequência urinária e disúria (dor a urinar).

A prostatite crônica é caracterizada por dificuldade em urinar, urina que sai em gotas, impotência, emissão seminal noturna, sensação de queimadura durante a micção. Pode ser uma infecção secundária à prostatite aguda.

A prostatodinia seria uma situação na qual os sintomas se assemelham à prostatite, entretanto nenhum agente infeccioso é encontrado, ficando entre suas causas desde espasmos da musculatura perineal até estresse emocional. Atualmente , a tendência atual é de se chamar estes casos de síndrome dolorosa pélvica, de origem inflamatória ou não. Outro tipo de prostatite é a encontrada  material de biópsia, sendo assintomáticas.

O toque retal pode ser útil para se verificar a existência de uma próstata aumentada e sensível ao toque ou mais dura e diminuída. A superfície pode ser regular ou irregular ao toque.

O tratamento ocidental convencional inclui o uso de antibiótico, repouso e ingestão de bastante líquido. 

Diagnóstico de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa

Na medicina chinesa, o tratamento para esse problema, que corresponde ao padrão do aquecimento lento do aquecedor inferior, é o mesmo das infecções agudas do trato urinário: Ba Zheng San.


Em MTC a prostatite crônica pode classificar-se em Jing Zhuo (esperma túrbido) ou Lao Lin (estrangúria induzida por esforço). Regra geral após micção existe libertação de líquido espesso e pegajoso da uretra. Apresenta uma dor tipo moinha ou distensão no períneo e/ou reto, impotência e dor durante a ejaculação.

A inflamação na próstata é devido  quando o Yin do Rim se deprime o Yang não pode ser mais enviado. O Qi estagnado dos Rins então produz Umidade-Calor e estase sanguínea que percorre o Ren Mai e o Chong Mai causando P1 (massas) e estagnação de Umidade-Mucosidade, segundo MTC.

O tratamento será dissipar a Umidade-Calor. Corrigir o Qi renal e fortalecer o sangue para eliminar a Mucosidade.





Acupuntura no tratamento da Artrite e Artrose


 Artrose é o mesmo que Artrite?

"A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude".

Existem distintos tipos de artrite, a mais comum delas é a artrite reumatóide. Esta enfermidade compromete o estado geral da pessoa, produzindo abatimento, cansaço e perda de peso. Ademais produz inflamação, tumefação e avermelhamento da articulação. A dor é contínua em repouso e a pessoa levanta-se com muita dor e rigidez.

A artrose também conhecida como Osteoartrite, é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem epifisial causando deterioração da mesma, apresenta uma dor mecânica que sente-se depois de utilizar a articulação. Geralmente é uma dor vespertina e alivia-se com o repouso. A pessoa pode levantar-se dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que dificulta-lhe o início do movimento. Porém, em alguns minutos a rigidez desaparece e a pessoa pode movimentar-se normalmente.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam.

"A medida que o o osso se destrói, produz-se um processo reparador que consiste em formar um novo osso, porém com características diferentes do osso normal. É o que se conhece comumente nas vértebras como bico de papagaio, e que tecnicamente denominam-se osteofito


Acupuntura para a Artrose:

Essa doença faz parte de um grupo de desarmonias geradas pelo bloqueio da circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) nos canais energéticos, este bloqueio ocorre devido a vários fatores, tais como: má circulação de base de Qi e Xue, traumas físicos, hábitos de vida e desarmonias emocionais.

Sintomas:
  • Dor e sensibilidade a palpação e mobilização
  • Creptações audíveis e palpáveis
  • Limitação da amplitude articular
  • Espasmo e atrofia muscular
Tratamento:
  • Tratamento médico com Reumatologista
  • Fisioterapia
  • Acupuntura
Tratamento na Medicina Tradicional Chinesa - MTC:
  • Fazer circular o Qi e o Xue
  • Eliminar as energias climáticas que invadiram os canais energéticos do paciente
  • Aumentar o processo individual de defesa do organismo
  • Fortalecer o organismo como um todo
  • Amenizar e estabilizar as condições emocionais do paciente
Benefícios da Medicina Tradicional Chinesa - MTC:
  • melhora da dor
  • melhora na mobilização do pacientes
  • maior facilidade para as atividades diárias
  • melhora no estado geral, ânimo, sono, ansiedade...
  

Acupuntura para a Artrite:

São vários os tratamentos possíveis para a artrite na medicina convencional ocidental. No entanto, destacam-se os benefícios que a acupuntura pode trazer a esses pacientes, principalmente no que diz respeito ao alívio da dor e dos outros sintomas.

O fato de não haver efeitos secundários no tratamento com acupuntura, faz com que este método milenar seja preferido por muitos que estão cansados das medicações orais, cheios de contra-indicações e efeitos colaterais.

Há uma lista de doenças tratáveis pela Acupuntura, segundo a organização mundial de saúde publicada na revista A Saúde do Mundo, de dezembro de 1979, e a artrite está entre elas.

A acupuntura, além de atuar sobre a dor, também melhora a rigidez da articulação, o que produz ganhos para a função articular, onde é normalmente usada com eficácia.

Normalmente, após o diagnóstico, o médico especializado tratará os canais em desequilíbrio, via de regra concentrando-se nos meridianos do abdome, vesícula biliar, fígado, baço e estômago.
Pode-se aplicar moxibustão (queima de seda ou ervas aplicadas a pele) nos meridianos do abdome, bexiga, vesícula biliar e fígado.

Cabe lembrar, no entanto, que segundo estudos publicados pela Clínica Hong, a acupuntura funciona em cerca de 70 a 80% dos humanos e animais em que é utilizada. Já o efeito placebo é observado em aproximadamente 30% dos casos.