Acupuntura para os Miomas Uterinos

Primeiramente vamos conhecer a diferença entre mioma e cisto. Muitas mulheres não sabem a diferença entre um e outro: o cisto, que lembra uma bexiga cheia de líquido, se localiza no ovário; já  o mioma é um tumor sólido que ocorre no útero. Um útero, acredite, pode abrigar até trinta miomas. Em 95,5% dos casos ele é benígno, tem predileção por mulheres na faixa entre 30 e 40 anos e aparecendo em cerca de 40% das mulheres. Suas medidas variam entre   milímetros e centímetros. Mas existem miomas bem maiores que podem pesar até três quilos.
Os miomas uterinos são mais frequentes em mulheres negras. Comparadas com as brancas, a proporção é de três para uma. Em 60% dos casos, os miomas  não provocam muitos transtornos às mulheres. Nesses casos, um acompanhamento periódico com o auxílio de exames como ultra-som é suficiente. de acordo com o tipo, localização e o tamanho do tumor, a mulher fica com um fluxo menstrual irregular, caracterizado por sangramentos intensos, que duram dez dias ou mais – podendo até ficar anêmica.
Para os acupunturistas, o mioma representa uma sobrecarga de energia. “Trata-se de uma estagnação de uma das portas de limpeza de órgãos vitais como o fígado, o rim, o baço e o pâncreas”.  “Quem reprime muito suas emoções pode gerar um distúrbio energético, que afetará especialmente o fígado”.
O tratamento com a acupuntura considera a pessoa como um todo, e é sempre individualizado.
“Os motivos que levaram a essa desarmonia energética são diferentes em cada mulher. Por isso, os pontos a serem trabalhados também serão diversos, embora partam sempre do fortalecimento daqueles órgãos vitais”.
O tratamento dos miomas deve ser feito sempre por médico ginecologista, pois ele acompanhará o surgimento de novos miomas, crescimento dos miomas já existentes, sangramentos fora do período menstrual, etc.
Na especialidade de acupuntura, o efeito das agulhas e comprovadamente eficaz para diminuir sangramentos, evitar sangramentos fora do período, diminuir as cólicas menstruais, diminuir as dores abdominais decorrentes dos miomas, controlar a retenção de líquidos próprios do período menstrual, diminuir a TPM e como já é sabido e comprovado que a inserção de agulhas em pontos específicos controla a produção e liberação de alguns hormônios, também auxilia na diminuição dos miomas.
Para as mulheres que optam pelo tratamento com acupuntura oriento para que JAMAIS DEIXEM DE FAZER SEUS EXAMES GINECOLÓGICOS DE ROTINA COM O MÉDICO DE SUA CONFIANÇA e que também não abandonem os tratamentos. A acupuntura somará aos tratamentos convencionais.





Um comentário:

  1. Olá Márcia, tenho 21 anos e tenho mioma submucoso de 8 cm, tomo anticoncepcional injetavel para evitar a menstruação, será que a acupuntura pode me ajudar a diminui-lo?

    ResponderExcluir