Acupuntura na prevenção das Gripes e Resfriados

Você sabe qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

As gripes e resfriados são infecções causadas por vírus e afetam qualquer parte das vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe, faringe, seios paranasais) e, eventualmente, das vias aéreas inferiores (traquéia e brônquios). Dos inúmeros vírus que causam os resfriados, o mais comum é o rinovírus, do qual existem cerca de cem subtipos diferentes. Já a gripe é causada pelo Influenza e apresenta sintomas bem parecidos com os dos resfriados, mas com maior gravidade.
Portanto, apesar dos sintomas bem semelhantes e de serem ambas doenças causadas por vírus, gripe e resfriado não são a mesma coisa.

As fases das gripes e resfriados

Inicialmente, o vírus invade a mucosa do nariz, provocando inflamação, irritação, coceira e espirros. Esta invasão desencadeia uma série de reações do organismo que deixam a mucosa inchada, provocando obstrução nasal e secreção aquosa (coriza). Nesta fase, que dura de um a dois dias, podem ocorrer tosse seca, febre, mal-estar, indisposição, dor de cabeça e dores no corpo. Estes sintomas são menos acentuados nos resfriados comuns, mas muito mais intensos nos quadros de gripe.

Depois destes dois dias, os nossos mecanismos de defesa começam a ficar mais ativos e eficientes para o combate ao agente causador da doença. Os anticorpos destroem os vírus e começa a haver a eliminação de restos celulares, fazendo com que a coriza fique mais espessa e esverdeada. Mais tarde, ela se torna amarelada e a tosse fica mais “cheia” (produtiva), mas já começamos a nos sentir melhor. Esta fase pode durar de dois a oito dias. Ao final deste período, a mucosa volta ao normal.

Quando procurar um médico?

Como nós temos vários resfriados durante a vida, aprendemos a reconhecer seus sintomas e habitualmente conseguimos controlá-los. No entanto, existem algumas situações em que, apesar de os sintomas serem parecidos com os dos resfriados, devemos procurar um médico para nos certificarmos de que a doença não é grave e não exige maiores cuidados. Procure um médico sempre que houver:

  •      dor de cabeça de forte intensidade ou com características diferentes das dores de cabeça que você costuma ter;
  •            febre acima de 39,5ºC ou que persista por mais de três dias;
  •            dor torácica, especialmente durante a inspiração ou tosse;
  •            expectoração com sangue;
  •            manchas no corpo acompanhando os outros sintomas;
  •            dores na nuca;
  •            dificuldade para respirar;
  •            contato com pessoas com outras doenças infecciosas transmissíveis.

O Ministério da Saúde criou a Campanha Nacional Contra a Gripe, que tem como objetivo vacinar idosos, crianças (menores de dois anos) e gestantes. A prevenção é feita com antecedência para que no inverno, época que a incidência de gripe é maior, muitos estejam imunes a doença.
Outra forma preventiva contra a gripe é através da MTC, Medicina Tradicional Chinesa, que trabalha além da acupuntura e a fitoterapia, a alimentação adequada.


Na MTC, gripe é uma doença comum causada pela energia perversa do Vento, acontece o ano inteiro, mais ainda na primavera e inverno, se divide principalmente em dois tipos: Vento com Frio, Vento com Calor. A Medicina Ocidental acha que quando o corpo está com baixa resistência os vírus e bactérias, que estavam na parte respiratória ou que invadiram a parte respiratória se reproduzem rapidamente, causando a Gripe.


No momento fraco do corpo, com resistência baixa, a energia perversa atinge o corpo através da pele, pêlos, boca, nariz, provocando sintomas de pulmão e "Wei". A principal energia perversa é o Vento, mas sempre acompanhando outras como: Frio, Calor, Calor do Verão, Umidade.


Quando está acompanhando o Frio, o Frio contrai a superfície do corpo contendo a energia do pulmão, causando estagnação de energia Yang, fechando os poros e a abertura do corpo. Quando está acompanhando o Calor, o Calor aquece demais o pulmão provocando falta de controle do pulmão (conter, descer), liberando demais a superfície do corpo aos agentes exógenos.

Segundo a MTC, quando o clima está frio devemos comer mais comidas quentes, como sopas e alimentos cozidos e diminuir os alimentos frios.

A acupuntura pode ser outro aliado na prevenção da gripe, pois essa técnica ajuda a aumentar a defesa do sistema imunológico. Quando em estado gripal, o tratamento com a técnica chinesa diminui o período da doença no corpo e alivia imediatamente alguns sintomas. Já a fitoterapia, que utiliza ervas como tratamento, aquece o corpo eliminando um grande causador da gripe, o vento-frio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário