Acupuntura na Gravidez


Embora a gravidez devesse ser um dos momentos mais maravilhoso e gratificante na vida de uma mulher, as mudanças físicas e hormonais que ocorrem ao longo dos nove meses para nutrir o feto, desenvolvem sintomas ao corpo de uma mulher que são considerados normais nestas circunstâncias. Estes podem incluir náuseas, fadiga, síndrome do túnel do carpo, dores lombares, ciática, dores de cabeça e muitos outros. Obviamente, esses sintomas também podem adicionar uma grande dose de estresse devido ao estilo de vida muito exigente para uma mulher. 

Uma vez que muitos medicamentos ocidentais poderão apresentar um risco para o feto em desenvolvimento, a maioria dos médicos não os recomendam as suas pacientes ao longo de uma gravidez. A acupuntura, por outro lado, tem provado ser um método seguro, suave e eficaz na gravidez, podendo tratar com sucesso muitos dos sintomas que normalmente ocorrem e apoiar o corpo da mulher durante todo este período de tempo na preparação para o parto. Estudos têm mostrado que mulheres que recebem tratamentos de acupuntura em uma base regular ao longo de sua gravidez frequentemente experimentam partos mais confortáveis ​​do que as mulheres que não receberam o tratamento da acupuntura. 

Tratamentos com acupuntura durante a gravidez

Algumas das condições que a acupuntura pode tratar durante a gravidez são os seguintes:
  • Stress
  • Volatilidade emocional (ansiedade, depressão, agitação)
  • Os enjôos e náuseas
  • Hiperemese gravídica (excesso de vômitos)
  • Azia
  • A pressão arterial elevada (devido à pré-eclâmpsia)
  • Fadiga
  • Insônia
  • Constipação
  • A dor nas costas e ciática
  • Síndrome do túnel cárpico
  • A diabetes gestacional
  • Riscos de aborto espontâneo (algumas formas)
  • Sínfise púbica dor
  • Apresentação pélvica
  • Parto pré-termo
  • Labor trabalhistas atrasadas 

Um Plano de Tratamento Geral da Gravidez:

O primeiro trimestre: O foco dos tratamentos de acupuntura semanais durante o primeiro trimestre é para fortalecer o corpo, tanto quanto possível para suportar uma gravidez, reduzir o risco de aborto, e tratar os efeitos colaterais comuns que ocorrem durante esta primeira etapa, tais como náuseas, fadiga e distúrbios do sono. 

Segundo trimestre: A freqüência de tratamento de acupuntura pode variar durante este período de gravidez, dependendo do número e intensidade dos sintomas experimentados. As pacientes com poucas queixas ou nenhuma, podem precisar apenas de um tratamento por semana para ajudar a controlar o estresse e sustentar o corpo, enquanto outras com sintomas ou complicações significativos podem precisar com mais freqüência. 

Terceiro trimestre: Embora ainda tratando os sintomas, o foco dos tratamentos da acupuntura começa a mudar para o sentido de preparar o corpo para o parto. Se o bebê ainda está situado em posição pélvica de 32 -36 semanas, devem ser feitos esforços para ajudar a rotação do feto para colocá-lo de cabeça para baixo, onde deverá se a posição neste momento. 

Apresentação pélvica: Ocorre aproximadamente uma vez em cada 25 gravidezes completas. A medicina ocidental se baseia em um método manual chamado ECV (Externo Cephalic Version) que é essencialmente a aplicação externa de força para o abdome rodar o feto na posição correta de cabeça para baixo. Obviamente, isto pode ser bastante desconfortável para a mãe e o feto podendo ocorrer o risco de separação da placenta, ruptura de membranas e sofrimento fetal, que pode levar a uma cesariana de emergência. Este método é bem-sucedido cerca de 50% do tempo.
A medicina chinesa, por outro lado, oferece um método muito suave sendo uma alternativa segura para transformar uma apresentação pélvica que tem sido usado por milhares de anos, não cria risco para a mãe ou o bebê, e, com base em estudos recentes, é bem-sucedido 75 - 90% do tempo. Trata-se de uma técnica conhecida como moxabustão onde as brasas ardentes da erva artemísia são usados ​​para aquecer um ponto de acupuntura localizados em um dos dedos do pé. Os pesquisadores ainda não sabem como isso funciona, mas, aparentemente, estimula o feto ira para a posição correta.

Acupuntura para indução do parto

Não havendo qualquer complicação séria durante a gravidez, a indução do trabalho  com a acupuntura durante a semana da data prevista para o parto, tem se mostrado um método muito seguro e delicado para a mãe e o bebê com estudos que demonstram uma taxa de sucesso superior a 70%. Os pontos de acupuntura são selecionados e são conhecidos por estimular a liberação de prostaglandinas e ocitocina, hormônios que amolecem o colo do útero para a dilatação e iniciar as contrações uterinas para o trabalho de parto. A medicina ocidental, por outro lado, geralmente induz o trabalho com as drogas sintéticas, tais como oxitocina que são projetados para imitar a ação da prostaglandina da própria natureza e os hormônios ocitocina. O tratamento com acupuntura somente iniciará se as contrações uterinas e se do corpo da mãe estiverem  prontos para começar o trabalho, enquanto que com as drogas as contrações começam a indiscriminadamente. Infelizmente, 4-50% do tempo o corpo da mãe não está pronto para avançar para o trabalho no momento da injeção de oxitocina. 
Isso pode causar contrações uterinas resultantes de iniciar uma cascata de eventos que podem finalmente exigir uma cesariana como um procedimento de emergência. As drogas sintéticas, como oxitocina também têm sido associados com um aumento nos fatores de risco tais como ruptura uterina, arritmias cardíacas, sofrimento fetal e até mesmo a morte da mãe ou do bebê. Além disso, um número significativo de mulheres que queixam-se que estas drogas parecem causar suas contrações uterinas a ser tão intensa que o trabalho pode ser bastante doloroso.  

Tratamento da Dor Durante o Trabalho de Parto 

De novembro de 2004 do jornal americano de Obstetrícia e Ginecologia foram relatados vários estudos clínicos que tratamentos com acupuntura podem reduzir significativamente a dor associada ao parto. Em um estudo envolvendo 496 gestantes que receberam tratamentos de acupuntura com o início do trabalho, houve uma redução de 30% a necessidade de epidurais e outras intervenções para alívio da dor quando comparados a um grupo de mulheres que não optaram por usar a acupuntura. Além disso, 86% destas mulheres relataram que o uso da acupuntura ajudou a controlar a dor durante o parto. 


Tratamento da Dor Após o Trabalho de Parto

O tratamento com Acupuntura irá trazer o equilíbrio e a reposição de energia necessária ao corpo da mãe para a recuperação dos desgastes tanto emocional quanto físico no trabalho de parto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário